Diretora de Ciência do IPAM, é formada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade de Boston e doutorado em Conservação dos Recursos Naturais na Universidade da Florida onde foi bolsista da NASA e da Academia de Ciência dos Estados Unidos.
Há três décadas vem trabalhando em temas relacionados ao entendimento da dinâmica do fogo, desmatamento e da degradação das florestas da Amazônia e do Cerrado e sua relação com as mudanças climáticas, sendo em 2018 reconhecida como uma das lideranças femininas mundiais na ciência do fogo pela revista Fire.
Ane também coordena o desenvolvimento de tecnologias sociais para uma melhor gestão socioambiental nesses biomas, sendo finalista do prêmio Veja-se em 2018 e do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo em 2020 por dois aplicativos criados para apoiar a luta indígena. Faz parte ainda da coordenação da rede Mapbiomas sendo responsável pelo Bioma Cerrado e Monitoramento do Fogo no Brasil. É membro do Painel Científica da Amazônia, e Fulbright Amazônia.
Recentemente foi listada como uma das 14 lideranças femininas mundiais na área de Aprendizagem de Máquina e Observação da Terra pela Fundação Radiant Earth.