Notícias

Concurso global de us$ 10 milhões premiará tecnologias inovadoras para a biodiversidade

Compartilhe:

A cerimônia de premiação do XPRIZE Rainforest acontecerá em 15 de novembro, na Casa G20

A competição global XPRIZE Rainforest, criada para acelerar a inovação de tecnologias que realizem levantamentos rápidos e abrangentes da biodiversidade e gerem insights impactantes para orientar esforços de conservação, chega à sua etapa final em 15 de novembro, com uma cerimônia de premiação na Casa G20, no Rio de Janeiro. Após cinco anos de desenvolvimento e testes, a competição de US$ 10 milhões distribuirá prêmios às 4 principais equipes e suas tecnologias, que envolvem robótica, inteligência artificial e sequenciamento genético aplicados ao monitoramento da biodiversidade.

Lançado pela XPRIZE em 2019, o XPRIZE Rainforest foi projetado para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias que permitam levantamentos rápidos e completos da biodiversidade, gerando informações relevantes para a conservação. De 300 equipes de 70 países, 13 se classificaram para os rigorosos testes da semifinal em Singapura em 2023. Seis equipes foram selecionadas para avançar para a etapa final da competição, que ocorreu em julho de 2024 na Amazônia brasileira. Cada equipe teve 24 horas para implantar suas tecnologias, realizar o levantamento remoto de uma área de teste de 100 hectares de floresta tropical sem entrar fisicamente na área, e produzir um relatório de análise de biodiversidade em até 48 horas após a implantação. Para vencer o prêmio principal, as equipes também precisaram demonstrar a escalabilidade de suas soluções, com potencial de transformar o processo de coleta e análise de dados, que muitas vezes é demorado, trabalhoso e requer muitos recursos.

As equipes vencedoras desenvolveram abordagens como drones com sensores bioacústicos, robôs para coleta de amostras e sistemas de coleta de DNA ambiental (eDNA), além de inteligência artificial. Essas tecnologias permitem análises detalhadas da biodiversidade em tempo recorde, possibilitando a criação de estratégias de conservação mais assertivas e adaptadas a cada região.

“O XPRIZE Rainforest é um dos prêmios mais estratégicos hoje para impulsionar a inovação e a tecnologia na região. Este prêmio abrirá novos caminhos para o desenvolvimento tecnológico e sustentável da Amazônia. Para nós, da Glocal, foi uma honra produzir a cerimônia de abertura dos testes finais do XPRIZE Rainforest e os eventos do Impact Day em Manaus neste verão e, agora, participar da cerimônia de premiação durante o G20 Social,” diz Rodrigo Baggio, Diretor de Conteúdo e Relações Institucionais da Glocal Experience.

A competição é patrocinada pela Fundação Alana, que busca revolucionar a avaliação da biodiversidade em florestas tropicais por meio de abordagens rápidas e autônomas. Além de promover avanços tecnológicos, a competição valoriza a colaboração com comunidades indígenas, que desempenham um papel fundamental na proteção desses territórios e fornecem conhecimentos locais essenciais.

As equipes vencedoras do XPRIZE Rainforest são:

Brazilian Team (Brasil)

O Brazilian Team é um grupo multidisciplinar formado por biólogos, cientistas cidadãos, ecologistas, economistas, engenheiros, agrônomos e gestores ambientais do Brasil, Colômbia, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Reino Unido e EUA. A equipe dedica esforços sinérgicos para aprimorar o conhecimento sobre a diversidade de plantas e animais em florestas tropicais ao redor do mundo, utilizando drones e robôs terrestres para coleta de dados e amostras, e aplicando tecnologias inovadoras, cuidadosamente projetadas, desenvolvidas e testadas por eles, para uma avaliação rápida e precisa da biodiversidade, especialmente em áreas remotas ou de difícil acesso.

ETH BiodivX (Suíça)

A ETH BiodivX coleta eDNA, imagens e sons usando drones autônomos, sensores implantáveis e satélites. Esses dados são analisados em tempo real através de um laboratório portátil, com algoritmos avançados de IA co-desenvolvidos com a expertise de uma comunidade global de cientistas e comunidades indígenas, e visualizados em um painel para geração de insights. A equipe vai além da medição, criando incentivos econômicos para as comunidades locais, promovendo a conservação com renda baseada na observação da biodiversidade.

Map of Life Rapid Assessments (EUA)

O Map of Life Rapid Assessments (MOLRA) combina métricas globais de biodiversidade, tecnologias de levantamento inovadoras e ferramentas de informática de ponta para fornecer informações locais abrangentes sobre a biodiversidade e apoio à tomada de decisões. A solução da equipe usa uma frota de UAVs autônomos para coletar dados de áudio, visuais e de eDNA para avaliações locais rápidas. Isso é complementado pelo banco de dados de biodiversidade e motor de modelagem Map of Life, uma suíte de modelos de machine learning e IA, e um método inovador de processamento de eDNA no local para gerar insights sobre a importância da biodiversidade dos locais e ações de conservação recomendadas.

Limelight Rainforest (EUA)

Como uma equipe multidisciplinar de ecologistas, roboticistas, povos indígenas e outros, estamos expandindo metas de pesquisa conjunta e construindo sobre um desejo compartilhado de impactar positivamente o futuro das florestas tropicais e das comunidades indígenas que delas dependem para sua sobrevivência. A plataforma de sensores Limelight foi projetada para ser implantada por drones no dossel da floresta, a camada mais subexplorada da floresta, para coletar dados bioacústicos, imagens de insetos e espécimes de insetos atraídos por uma armadilha de luz inovadora. A plataforma fornece um fluxo de dados em tempo real para sua tecnologia base, que identifica rapidamente as espécies usando machine learning.

A cerimônia de premiação acontecerá na sexta-feira, 15 de novembro de 2024, às 18:00 na Casa G20, Casa de Cultura Laura Avim, Av. Vieira Souto, 176, Ipanema, Rio de Janeiro.



Designed by Freepik

Outras notícias

Patrocínio master:
Patrocínio:
Apoio:
Parceiro de mídia:
APOIO INSTITUCIONAL:
PARCEIRO INSTITUCIONAL:
Conteúdo e curadoria:
Moderação dos Labs:
Parceiros:
Realização:
Correalização:

Uma plataforma para imaginar futuros

Fique ligado!

Quer receber novidades sobre a programação, notícias relacionadas e conteúdo sobre sua sustentabilidade? Cadastre-se abaixo:::