Silvana é a idealizadora e atual presidente da Instituição e de vários braços do planetapontocom: a OSCIP cuja missão é desenvolver soluções inovadoras para a educação pública brasileira. É mais conhecida pelo seu trabalho como escritora e jornalista, mas, é também uma ativa produtora cultural, que reúne seus conhecimentos como redatora, letrista, roteirista e diretora de arte para criar projetos que aliam cultura, educação, meio ambiente e entretenimento.
Como escritora e jornalista publicou nove livros para adultos: 80 anos de Moda no Brasil – Nova Fronteira, A Voz do Povo – Objetiva, O Mundo em Comunicação – Aeroplano, Por Dentro dos Meios Planeta, O Livro de Ouro da Comunicação – Ediouro e os nove livros infanto-juvenis Uma Aventura na Comunicação – Aeroplano, Falando pra Caramba – Bookstart, Fala Bia! – Planeta e a coleção com seis livros contando as aventuras da Turma do Planeta – Autêntica. Nessas aventuras a autora se inspirou nas ações das crianças da bacia do rio Carioca que lutaram e lutam até hoje pela recuperação e preservação desse importante patrimônio hídrico, histórico e cultural. Os seis volumes da coleção são: Como Tudo Começou (nova edição revisada), O Enigma do Trocano, Sonhando Acordado, Agitando a Galera, Nas Águas do Tempo e Um Rio que Canta e Encanta.
Silvana escreveu mais de quarenta roteiros para TV, cinema e games e recebeu 18 prêmios nas áreas de literatura e audiovisual.
Em parceria com o músico Francis Hime, Silvana criou a “Ópera do Futebol”. O espetáculo retrata a paixão pelo futebol, com 52 árias. É de sua autoria a ideia original, o libreto e as letras de todas as canções.
Sempre atuante na área de cultura brasileira, cidadania e opinião pública colaborou com os principais jornais brasileiros como articulista sobre esses temas e com maior ênfase, no assunto midiaeducação, que vem a ser o principal campo de conhecimento que orienta as ações do planetapontocom e da revistapontocom.
Silvana também coordenou, como voluntária, a área de cultura da Ação da Cidadania Contra a Miséria e pela Vida apoiando Betinho e sua causa. Em 2014 fundou e organizou o movimento Carioca, o rio do Rio, pela recuperação do primeiro a abastecer a cidade do Rio de Janeiro, o Carioca, cujos resultados podem ser constatados através das inúmeras matérias nos meios jornalísticos impressos, televisivos, radiofônicos e nas redes sociais, que mostram desde a limpeza de suas partes visíveis, passando pelo restauro da Estação Mãe D´Água, o monitoramento da qualidade de suas águas e o seu tombamento pelo INEPAC, como patrimônio cultural e histórico.
Fora do Brasil, Silvana trabalhou como consultora para o Banco Mundial, em Angola, participando de seminários e debates sobre o tema: cultura, comunicação e cidadania.
Como diretora de arte Silvana foi responsável por trabalhos em vários meios e gêneros. Foi diretora de arte dos filmes “Cinema de Lágrimas” – filme de Nélson Pereira dos Santos que representou a América latina nas comemorações mundiais dos Cem Anos do Cinema, “Sonhos de menina moça”, “Os Trapalhões em uma escola atrapalhada”, “Carlos Drummond de Andrade – 80 anos de poesia”, entre outros. Desenvolveu cenários para minisséries e programas da TV Globo, TV Manchete e para a TVE, criou e supervisionou o programa “Jornal do Sonho” (TVE e Band).
Na área de tematização, Silvana fez todo o projeto de criação e desenvolvimento dos personagens do parque temático Terra Encantada, no Rio de Janeiro.
A seguir criou a Turma do Planeta, um universo de crianças jovens e espécimes da fauna e da flora da brasileiras. Utilizando-se de diferentes suportes a escritora criou uma série de aventuras dessa turma aplicadas em livros, games, e atualmente objetos de ensino e aprendizagem. Alguns deles já podem ser conhecidos no endereço https://planetapontocom.org.br/turma
A Turma do Planeta é formada por 14 personagens, que viajam no tempo através da música e vivenciam desafios ambientais, éticos, científicos e estéticos.
Em parceria com o designer e amigo Jair de Souza, Silvana idealizou, roteirizou e conceituou o Museu do Meio Ambiente, instalado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Nesse momento, a equipe do planetapontocom vem sistematizando as práticas da metodologia Educação com e por meio de causas que se materializou nos programas Cidades, salvem seus rios! e Esse Rio É Meu que aliam cultura, educação e meio ambiente. O seu mais novo desafio.