Sou João Cavalcanti, mobilizador e articulador social aqui da cidade do Rio de Janeiro.
Para o Palco Impacto, pensei em explorar a minha participação no programa Jovens Negociadores pelo Clima, uma iniciativa do Observatório Internacional das Juventudes e da Secretaria de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, que tem como principal objetivo posicionar e preparar jovens periféricos para as negociações internacionais, apresentando nossas realidades cariocas e demandando participação das juventudes nos projetos de mitigação, adaptação e transformação das nossas cidades.
Abaixo um pequeno briefing do que é o programa Jovens Negociadores pelo Clima:
“O programa Jovens Negociadores pelo Clima tem como foco a formação de jovens líderes cariocas, principalmente da periferia, negros/as e LGBTQIA+, para se tornarem negociadores climáticos eficientes e trazerem as preocupações e necessidades da juventude brasileira para a Agenda do Clima no Brasil e na ONU. Este programa propõe atividades teóricas e práticas com a finalidade de aprimorar as capacidades para participação nos debates sobre o clima em níveis local, regional e global. O propósito do projeto é munir estes jovens líderes com o conhecimento técnico, habilidades de negociação e capacidades de advocacy para representarem de maneira efetiva a Agenda do Clima do Brasil e os direitos das comunidades em situação de marginalização.”
– Fonte: Voz das Comunidades
João Cavalcanti é jovem negociador pelo clima, formado pelo Observatório Internacional da Juventude, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro.
Com +3 anos de experiência no terceiro setor, atua diretamente com gestão e facilitação de projetos de inovação social em processos colaborativos e está vice presidente do time Enactus CEFET/RJ. João entende a importância de impactar diferentes realidades em busca de uma sociedade mais justa e equitativa. Por isso, está Impact Officer do Hub Rio de Janeiro da comunidade Global Shapers, uma iniciativa global de jovens engajados na solução de problemas da sociedade, apoiada pelo Fórum Econômico Mundial.
Além disso, João foi reconhecido pela Câmara dos Vereadores da cidade do Rio de Janeiro devido sua liderança como ativista e mobilizador climático.