Satish Kumar é um defensor vitalício da paz e do meio ambiente.
Nasceu na Índia em 1936 e aos 9 anos decidiu por vontade própria se tornar monge jainista, mesmo que isso significasse ser proibido de se relacionar com a sua família.
Aos 18, abandonou a ordem monástica para seguir as ideias de Gandhi, de uma espiritualidade mais inclusiva, que luta contra as injustiças e contra a exploração.
Em 1962, no auge da Guerra Fria, iniciou uma longa caminhada pela paz.
Junto a um colega, percorreu 13 mil km a pé e sem dinheiro – por mais de dois anos, do túmulo de Gandhi, em Nova Déli, ao túmulo de Kennedy, em Washington – como forma de alertar o mundo sobre os riscos e as incoerências do armamento nuclear.
Foi editor da revista Resurgence (referência em termos de consciência ecológica) por mais de 40 anos.
Em 1969, fundou a Escola da Não-Violência em Londres.
Em 1982, fundou a Small School, no Reino Unido, que oferecia a crianças e adolescentes uma proposta educacional holística, baseada na natureza.
Em 1991, fundou a Schumacher College, reconhecida mundialmente até hoje como uma das principais instituições de ensino voltadas para a ecologia profunda.
Satish vem se reunindo há décadas com importantes líderes mundiais, como Martin Luther King, Madre Teresa de Calcutá, Krishnamurti, Bertrand Russel e Papa Francisco para discutir caminhos mais sábios para se viver em sociedade.